#Fato: Bastante Água continua sendo desperdiçada na Barragem de Amaraji

601

A barragem de Amora Grande, localizada na zona rural de Amaraji, é a responsável pela maior parcela de abastecimento de água da cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, possuindo 2 milhões de metros cúbicos de água.

Apesar de ter água suficiente para abastecer duas Gravatás ou uma cidade vizinha como Chã Grande, Gravatá tem sofrido um dos maiores racionamentos dos últimos anos.

Recentemente, o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), declarou estado de emergência em 62 cidades de Pernambuco, INCLUINDO GRAVATÁ, BEZERROS, BELO JARDIM, GARANHUNS e outros, devido a estiagem no estado.

Barragem de Amora Grande em Amaraji. Foto: Allan Torres
Barragem de Amora Grande em Amaraji. Foto: Allan Torres

A COMPESA, empresa responsável pelo abastecimento a administração da água de Pernambuco, desde 2016, informa que com a construção de uma adutora entre Amaraji e Chã Grande o fornecimento de água será melhorado, e teria estipulado um prazo, sendo este “até a Semana Santa de 2016“.

Como todos sabem, isso ate o momento não aconteceu, as melhorias ditas pela empresa ficam apenas no papel, enquanto a população sofre com a falta de abastecimento, e agora, com essa racionamento estipulado em 180 dias pelo governador.

Para se ter ideia da gravidade do assunto, a água que não está sendo distribuída para a população, está retornando para o mar, por não ter uma estrutura que contenha e distribua para a bastecimento. Diversos litros de água são desperdiçados diariamente, e nada é feito para resolver o caso.